segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Seis razões para esperar seis meses para introduzir alimentos - Dr. Sears

  • 6 reasons to delay introducing solid food, por Dr. Sears
    Traduzido por Andréia Mortesen
    Tradução postada originalmente no Orkut, na comunidade do GVA intitulada 6 Meses Amamentação Exclusiva
    Tradução revisada por Luciana Freitas


    1.     O intestino do bebê precisa estar desenvolvido

    Os intestinos são a parte do corpo que filtra, peneirando as substancias potencialmente perigosas e permitindo os nutrientes saudáveis.  Nos primeiros meses esse sistema de filtragem é imaturo.  Entre 4-6 meses o revestimento interno do intestino do bebê passa por um processo de desenvolvimento chamado fechamento, no qual o revestimento se torna mais seletivo sobre o que pode ou não passar.
    Para prevenir que comidas potencialmente alergênicas entrem na corrente sanguínea, os intestinos secretam IgA, proteína imunoglobulina, que age como uma proteção, recobrindo os intestinos e prevenindo a passagem de alérgenos perigosos.  Nos primeiros meses, a produção de IgA é baixa (embora haja muito IgA no leite humano), e é mais fácil assim para que potenciais alérgenos entrem no organismo do bebê.  Uma vez que moléculas de comidas entram no sangue, o sistema imunológico pode produzir anticorpos contra aquela comida, produzindo uma alergia ao alimento. Por volta de 6-7 meses de idade, os intestinos do bebê estão maduros e capazes de filtrar os alérgenos mais ofensivos.  Por isso que é tão importante esperar para a introdução de alimentos sólidos, particularmente se existe uma historia de alergia alimentar na família do bebê, o que significa uma tendência desenvolver alergias também, e prestar muita atenção quando oferecer os alimentos aos quais outros membros da família são alérgicos.

     2.     Bebês novos têm reflexo de propulsão da língua

    Nos primeiros quatro meses a língua tem um reflexo de propulsão para proteger os bebês contra engasgo.
    Quando qualquer substância incomum é colocada na língua, automaticamente é empurrada para fora e não para dentro. Entre 4-6 meses de idade esse reflexo diminui gradualmente, dando ao primeiro cereal ou à primeira fruta uma chance de entrar no estômago e não ser rejeitado pelo reflexo da língua.  Não somente essa parte inicial do trato digestivo (língua, boca) não está pronta para sólidos, como também a parte final (estômago e intestinos) também não estão prontos.


    3. O mecanismo de engolir do bebê é imaturo.

    Outra razão para não ter pressa na introdução de alimentos sólidos é que a língua e o mecanismo de engolir podem não estar prontos para funcionarem juntos.  Dê uma colher de papinha a um bebê com menos de quatro meses e ele vai mover essa comida ao acaso em sua boca, empurrando um pouco da papinha de volta à faringe, onde é engolida, um pouco vai para os espaços grandes entre as bochechas e gengivas, um pouco vai pra frente entre os lábios e para fora, no queixo.  Ou seja, o bebê não tem um bom controle da mastigação e direção para engolir, o que vai ser desenvolvido entre 4-5 meses de idade.
    Nessa fase o bebê desenvolve a habilidade de mover a comida do começo da boca para o fundo ao invés de deixar a comida flutuar em todos lugares e cuspir boa parte dela. Antes dos quatro meses de idade, o mecanismo de engolir do bebê é feito para sugar, mas não mastigar.


    4.Bebês precisam ser capazes de sentar.

    Nos primeiros meses, os bebês associam comida a carinho. Alimentar-se é uma interação íntima, e bebês frequentemente associam o ritual de comer com pegar no sono, seja nos braços ou no peito da mãe. A mudança de um peito suave e morno para uma colher fria, dura, geralmente não é bem vinda, esperada com uma boca aberta.  Dar papinhas ao bebê é uma maneira mais mecânica e menos íntima de “entregar” a comida. Requer que o bebê sente num cadeirão de comer, uma habilidade que a maioria dos bebês desenvolvem por volta de 5-7 meses. Segurar um bebê na posição tradicional de mamar não é a melhor maneira de introduzir papinhas, porque seu bebê vai achar que vai ser amamentado (ou tomar mamadeira) e vai achar que algo esta errado e vai provavelmente rejeitar a comida.

    5. Bebês novos não são capazes de mastigar.

    Dentes raramente aparecem antes de 6-7 meses, outra evidência forte de que os bebês muito novinhos estão preparados para sugar e não para mastigar. Nos estágios prévios ao aparecimento dos dentes, entre 4-6 meses, bebês tendem a babar e a saliva que ele baba é rica em enzimas que ajudarão a digerir as comidas sólidas que virão em breve.


    6. Bebês com mais de seis meses gostam de imitar os pais

    Ou quem toma conta deles. Por volta dos seis meses de idade, bebês gostam de imitar o que veem. Eles veem você comer um legume e gostar de mastigá-lo. Eles querem pegar um garfo e fazer o mesmo.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...