segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Bebês Agradavelmente Gordinhos

Pode acontecer que seu bebê adquira um peso superior ao que indicam as gráficas do seu médico. Entretanto, o bebê alimentado exclusivamente com leite materno não chega a ter excesso de peso. Apesar disso, no mundo preocupado com a gordura, existe desconfiança se um bebê é gordinho e a mãe escutará repetidamente que é necessário coloca-lhe em dieta. 


A herança desempenha um papel definitivo ao determinar o padrão de crescimento do seu bebê, como demostra o caso da família Nixon: A mãe, Janice, tinha uma filha (Alena) que pesava mais de 8 kg aos três meses de idade. A mãe havia escutado comentários de que o desenvolvimento de células de gordura causaria na bebê um problema posterior de obesidade...

Aos quatro meses de idade, Alena pesava 8.600 kg e media 63,5 cm, o qual era muito acima da média. Janice mostrou ao médico as fotos familiares: “ quando o doutor observou as fotografias, ficou tao impressionado que chamou a outro médico para que também as visse. Fizeram alguns comentários relacionados com a teoria das células de gordura e deixaram claramente esclarecido que alguns bebês que são gordos, não necessariamente convertem-se em adultos obesos. Ambos coincidiram em que não existia razão alguma para modificar os hábitos alimentares de Alena, nem para estabelecer uma dieta com o fim de emagrecê-la.

As dietas de emagrecimento que se colocam aos bebês podem causar-lhes atraso de crescimento. O corpo dos bebês se desenvolve de forma dinâmica, produzindo toda classe de células, tanto cerebrais como nervosas e de gordura. Os investigadores observaram que os corpos de bebês alimentados com leite materno são mais firmes que os de aqueles alimentados com mamadeira com LA, uma vez que a LM não existem calórias vazias como as que se encontram em alimentos altamente processados.

Cabe ressaltar que a gordura acumulada durante o período de lactância, no qual o bebê está relativamente inativo, corresponde a uma preparação para a atividade que se desenvolverá depois, quando o bebê comece a caminhar e apenas pare para comer. É similar ao peso acumulado pelas mulheres grávidas e que constituem uma preparação para a exigências da maternidade.Observamos que os bebês gordinhos convertem-se em bebês magros (esbeltos) quando chegam aos dois ou três anos de idade.

Alguns bebês que nascem muito pequenos surpreendem com um rápido aumento de peso....

La Liga de la leche internacional. A arte femenina de amamentar. Colômbia: Pax Mexico,2001, p-105-107

Tradução livre por  Sandra Costa
Revisão


--------------------------------------------------


O problema da obesidade infantil vai muito além do período de amamentação. A alimentação, saudável ou não é um comportamento que se aprende na imitação. De fato, estudos recentes apontam a amamentação como uma conduta que ajuda prevenir a obesidade infantil. Ao amamentar mãe e bebe tem mais conciencia do ponto de satisfação, quando o bebe está realmente satisfeito de comida.  Permitir que o bebe tenha o controle do seu apetito é o primeiro passo para prevenir a obesidade na infância/adolescência. Alguns artigos que podem lhe interessar se está preocupada com o tema obesidade infantil: Obesidade infantil: como podemos ser eficazes?http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n3/v80n3a04.pdf


O aleitamento materno previne o sobrepesona infânciahttp://www.scielo.br/pdf/rbsmi/v4n3/a06v04n3.pdf

Documentário Muito além do peso:http://www.muitoalemdopeso.com.br/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...