segunda-feira, 16 de setembro de 2013

GUIA FACÍL PARA A INTRODUÇÃO DE ALIMENTOS USANDO O MÉTODO TRADICIONAL


Por Zioneth Garcia.

O leite materno é o principal alimento até os 12 meses, e oferece uma fonte completa de nutrientes para o bebê. Limitar as mamadas não só é uma péssima estrategia para ajudar o bebê aceitar mais alimentos, se não também pode colocar em risco o desenvolvimento normal de seu filho. Mantenha o LM em livre demanda.

O mel e a leite de vaca não são indicados para menores de 1 ano. No caso do mel, os menores de um ano de idade correm o risco de contrair botulismo, caso o mel esteja contaminado pela bactéria Clostridium botulinum, nociva apenas aos mais sensíveis. O leite de vaca ou formulas especiais não são necessárias enquanto o bebê se mantenha no aleitamento materno. Danoninho NÃO É ALIMENTO DE LACTANTES! 

Respeite sempre os sinais de fome e satisfação da criança. A introdução de refeições deve respeitar os horários de apetite da criança assim como acompanhar a rotina da família. Lembre que você irá começar construir os hábitos alimentares da criança. Estimule a boa alimentação com o bom exemplo da família. Não pode exigir que uma criança goste de vegetais se na casa ninguém os consume.  Coma hoje como espera que seus filhos comam a manhã! 

Em casos com histórico de alergias alimentares particulares na  família próxima, ou suspeita de alergia alimentar no  bebê devem ser evitados os alimentos com alto potencial de sensibilização alergênica até os 2 anos. Se há suspeita ou diagnostico certeiro de alergia alimentar deve se avaliar com o profissional (gastropediatra ou alergista) os riscos de contaminação cruzada de alimentos.

Veja nessa imagem um resumo da rotina sugerida: 



6 MESES: O primeiro alimento
Chegou o momento de começar introduzir alimentos, eles vão ser COMPLEMENTARES ao Leite materno que continuará sendo a principal fonte de nutrientes até um ano de idade. Você pode começar oferecendo uma papa entre as mamadas da tarde ou da manha, depende dos horários de seu bebe e o que é melhor para vocês. Pode começar por frutas molinhas e doces, como maçã raspadinha com colher, banana amassada, mamão. Porém, nada lhe impede de começar por alimentos "salgados" como batata, mandioquinha, cenoura cozida, vagem ou outras legumes se essa é a preferência do bebe. Permita que o bebe acompanhe as refeições da família, e que se familiarize com os alimentos, isto é, deixe-o pegar e brincar com a comida. Deixe o bagunçar, depois se preocupa com limpar. O mais importantes é observar como o organismo do bebê reage a cada alimento. Fique atenta às mudanças no coco, desconforto ou gases no bebe.


Ingredientes:
As primeiras papas são de um ingrediente só para que além de a criança conhecer os sabores individuais e já descobrir o que gosta, poder observar quais são os itens capazes de deflagrar alguma reação, como alergia, diarréia ou prisão de ventre. Prefira apresentar novos item durante a manhã assim pode observar ao longo do dia se há alguma reação. Apresentando um novo ingrediente por vez a cada 2 dias ao final do mês você já terá apresentado 15 ingredientes, o que já lhe da um universo enorme de possibilidades e misturas. O bebe está acostumando o paladar e conhecendo novos sabores. Antes e misturar ingredientes asseguresse de ter testado por separado para ter certeza que nenhum deles fará mal ao bebe. Na medida que vai apresentando ingredientes pode ir construindo pratos compostos por vários itens. Atualmemte a orientação da SBP é ir introduzindo de forma gradual TODOS os grupos alimentares. Primeiro, você deve conhecer os três grupos alimentares que precisam aparecer no prato da criança:

· Alimentos energéticos (carboidratos): fornecem energia para o organismo do bebê. São encontrados na batata, arroz, farinhas (macarrão, pão) mandioquinha, batata-doce, mandioca...

· Alimentos construtores (proteínas): responsáveis pelo crescimento, são encontrados em carnes de boi, de frango ou de peixe, feijão, ovos, lentilha, grão-de-bico etc.

· Alimentos reguladores (verduras e legumes): fornecem vitaminas importantes para o desenvolvimento. São encontrados na abóbora, alface, beterraba, brócolis, espinafre, cenoura, chuchu, abobrinha...

Tempero:
Nesse primeiro mês de transição, faça as papas sem usar nenhum tempero. Se quiser, um fio de azeite (ou até mesmo uma colher de LM ordenhado, para ajustar a textura da papa). Sal, pode causar problemas como a hipertensão.

Consistência:
Depende da preferência do seu bebe, geralmente as primeiras papas são pastosas como um purê ( NUNCA jamais use liqüidificador) amassado com garfo, mas ele pode preferir mesmo pedaços maiores que ele consegue assegurar e chupar. O ideal é permitir que seja estimulado, no tempo certo, a mastigação, a deglutição, o paladar e a musculatura facial que começou ser estimulada na amamentação.

Quantidade:
O que a criança aceitar, não tenha expectativa nehuma, nem obrigue o bebê comer. se ele aceitar a ponta de uma colher de chá e engole CELEBRE,  a refeição já foi um sucesso. Essa fase é de apresentação de sabores e texturas, não tem uma função principal de alimentar mesmo, vc está preparando seu bebê para o que verá mais para frente. 

Roteiro do dia
Leite materno (livre demanda)
1° refeição entre mamadas durante a tarde ou durante a manha.

Nota:  O paladardo bebê é virgem, as primeiras papas podem parecer insosas ao seu pladar mas são essas que mais agradam ao bebê. 

Dica: Adicionar Leite materno ao preparo das papinhas pode ajudar ao bebê se familiarizar mais facilmente com o novo alimento.


7 MESES: Incrementando as refeições

Ingredientes:
Agora que o bebê já está mais acostumado com alimentos, chegou a hora de incrementar as refeições misturando ingredientes de todos os grupos alimentares no mesmo prato. Acompanhe a refeição da família, se o almoço será arroz com feijão, vc pode separar um pratinho com menos temperos para seu bebê. Continue apresentando ingredientes novos um de cada vez a cada 2 dias, dessa forma ao final do sétimo mês já terá apresentado 30 itens alimentares diferentes para seu bebê (a dieta Brasileira media se compõe de 15-20 ingredientes básicos). Não esqueça, ainda está introduzindo alimentos, ingredientes novos prefira apresentar sozinhos ou junto com alimentos que já sabe que não causam problemas, assim pode observar a reação da criança a cada novo item da sua alimentação.

Para montar um bom prato você deve escolher:
1/4 do prato com 1 ingrediente do grupo dos energéticos
1/4 do prato com 2 ingredientes do grupo dos construtores
1/2 do prato com 2 ingredientes do grupo dos reguladores

É possível bolar muitas combinações usando a criatividade e,  você pode aumentar o número de ingredientes escolhidos, sempre respeitando esse mínimo. Varie bastante para o seu filho experimentar o maior número de alimentos possível.

Tempero:
Continue colocando pouquíssimo ou nenhum sal. Prefira combinar temperos mais suaves para deixar a papinha saborosa. Você já pode introduzir cebola, alho e salsinha, sempre observando as reações da criança. E use os temperos in natura: nada de versões industrializadas, que apresentam excesso de sódio e outras substâncias químicas.

Consistência:
Que tal experimentar deixá-lo mais consistente? NUNCA passe os ingredientes cozidos pela peneira, experimente apenas amassá-los com o garfo e deixando pedacinhos maiores. Assim, seu filho dá mais um passo no treino da musculatura facial, o que também ajudará na fala. Mas lembre que depende da preferência do seu bebe, o bebe pode preferir pedaços maiores que ele consegue assegurar e chupar.

Quantidade:
Não se preocupe se o bebe aceita pouco ou não aceita nada. Está apenas introduzindo alimentos. LM ainda é o principal alimento. Nunca obrigue a criança comer, atenda aos sinais de satisfação da criança. 

Roteiro do dia
Leite materno em livre demanda
1 refeição de fruta ( lanche da manha ou da tarde)
1 refeição salgada (Prato salgado + fruta de sobremesa) como almoço ou jantar 
Nota: Deixe os grãos (feijão, lentilha, grão de bico) de molho pelo menos 2 horas antes de preparar (a costume é da noite para dia) e descarte a água onde ficou de molho, assim evita os gases formados pela fermentação do grão nos intestinos.

Dica: Louro no feijão ajuda controlar os gases. Nunca obrigue a criança comer, atenda aos sinais de satisfação da criança.

8 MESES - 12 MESES

Ingredientes:
Nessa fase o bebê alcanza a capacidade de acompanhar a mesma dieta da familia adaptada (baixa em temperos, sem industrializados, saudavel etc). 

Tempero:
Não use sal ou coloque apenas uma pitadinha. Prefira dar sabor aos alimentos usando temperos como cebola, salsinha e alho. Você já pode arriscar outras combinações temperando com cebolinha, tomilho, salsão... Observe as preferências do pequeno.

Consistência:
Já é o momento de deixar de ser papa. Gradativamente vai deixando alguns pedaços sem amassar completamente com o garfo, até chegar a dar tudo pedacinhos ou mesmo pedaços mariores, para a criança já se habituar com alimentos mais sólidos. Ele pode preferir alimentos em pedacinhos para pegar com os próprios dedos, aproveite a refeição para estimular o bebe pegar coisas de diferentes tamanhos com suas mãos. 

Quantidade:

Não se preocupe tanto pela quantida e melhor investa na qualidade da alimentação e da hora da refeição. Lembre que seu bebê está construindo a base do relacioamento com a comida. Podem ter temporadas que o bebê comerá muito, outras que comerá pouco e muitas que não comerá nada. Lembre que está apenas introduzindo alimentos. Leite Materno ainda é o principal alimento. Nunca obrigue a criança comer e sempre atenda aos sinais de satisfação da criança.  
A partir de agora e até os 12 meses a sugestão é manter apenas 3 grandes refeições ao dia, fica ao seu critério os horários e o tipo de alimento oferecido. No final do 12 mês poderá começar introduzir as outras refeições de forma tal que ao chgar aos 14-15 meses seu bebê acompanhe todas as refeições da familia. E não esqueça oferecer não significa que o bebê vai mesmo comer, porém manter a oferta de alimentos  saudaveis e sentar à mesa com a familia é essencial para o bebê adquirir habitos alimentares saudáveis. 

Roteiro do dia
Leite materno em livre demanda
Fruta como lanchinho da manha ou da tarde
Refeição salgada + fruta de sobremesa no almoço
Refeição salgada + fruta de sobremesa na janta

Você pode substituir uma das refeições salgadas por fruta, a idéia é manter o esquema de 3 refeições até os 12 meses, fica ao seu critério. Dependendo do apetite do bebe pode oferecer um lanche na manha, um lanche na tarde e um almoço (ou jantar). O importante é manter só três refeições para não comprometer o aleitamento materno. Se o bebênão come nada em um dos horarios entãoofereçano seguinte, seja flexivelcom os horarios do bebê. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

*Nem sempre seu bebê apreciará o sabor na primeira vez que experimentar. É preciso oferecer uma comida varias vezes, em diferentes texturas para ter certeza de que ela não agrada o paladar do bebê.

* Quando seu bebê começar ser muito mais ativo veja que a alimentação consiga suprir a demanda energética (seja no peito ou na comida)

*Ao temperar a refeição do bebê, deixe de lado pimentas e temperos mais picantes como curry e páprica, pois eles ainda não serão bem digeridos pelo organismo infantil. Use criteriosamente as ervas frescas para temperar e mudar o paladar de alguns pratos que podem ficar repetitivos para o bebe: salsinha, cebolinha, alho poro, louro, coentro etc.

*Mude a forma de apresentação: um dia in natura picadinho, outro dia misturado ao molho, outro em forma de bolinho. A comidinha agora pode ficar separada no prato, não precisa sempre ter a aparência de papa especialmente se for maior de 8 m.

*Para abrir o apetite, deixe o bebê comer sozinho, com as mãos. Eles vão adorar pegar no pratinho pedacinhos de legumes picados, pão, frutas, milho. Qualquer coisa que possa ser servido em pedacinhos pequenos.

*Fique atenta ás necessidades energéticas crescentes do seu bebe, garanta que ele consome o que precisa para brincar, se o bebe come pouco garanta que mame bastante, negar a livre demanda nunca será incentivo para o bebe comer.

*A fruta depois da refeição salgada é oferecida como sobremesa, aproveite as frutas de época. Evite oferecer produtos industrializados ricos em conservantes e açucares.


*Bebes com LA ou que começaram com Leite de vaca ou seus derivados, devem evitar o consumo logo após as refeições salgadas. Esses leites SIM interferem com a absorção de ferro pelo organismo do bebe.

*Frutas cítricas são ideais como sobremesa quando a refeição inclui grãos, a vitamina C é um importante precursor na absorção de ferro de origem vegetal.

*Água e água de coco pode ser oferecida assim que começar a papa salgada, sempre respeitando os sinais de sede e a vontade da criança. Não permita que o bebe mate a fome com água, prefira oferecer o peito.

*Sucos não são recomendados antes de 1 ano de idade, podem comprometer a amamentação uma vez que ocupam espaço do pequeno volume estomacal do bebe.

*Amamentação continuada é recomendada até 2 ou mais anos de idade.


Medidas de Segurança  

NUNCA ofereça alimentos em posição deitada ou semi-deitada.

NUNCA obrigue a criança comer.

NUNCA abra a boca à força. Nem force engolir a comida.

Não brigue com o bebê por quê ele não comeu ou fez bagunça. 

Não o engane ou distraia para colocar comida na boca. Não o alimente frente à TV

Não coloque comida na boca se o bebê está chorando.
Fontes:

Caderneta de atenção básica N° 23: Saúde da criança, nutrição e aleitamento materno.https://www.facebook.com/groups/266812223435061/364579023658380/

Promoção da amamentação e alimentação complementar

Dez passos para a alimentação complementar e da família

WHO Complementary feeding. e-Library of Evidence for Nutrition Actions (eLENA).http://www.who.int/elena/titles/complementary_feeding/en/

Sociedade Brasileira de pediatria. Manual de orientação departamento de nutrologia. 3° edição revisada.2012. http://www.sbp.com.br/pdfs/Aleitamento_Complementar_MS.pdf

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...