sábado, 30 de novembro de 2013

Sobre o tempo de congelamento do LM (2 meses)

No GVA sempre orientamos as mães a conservarem o LM congelado por apenas 15 dias, pois essa é a recomendação da ANVISA para os Bancos de Leite Humano. No entanto, recentemente o Dr. Franz Novak,Coordenador do Centro Referencia Nacional para Bancos de Leite Humano – FIOCRUZ/IFF/ICICT, enviou a seguinte mensagem à lista L-materno:


"Em verdade, existem estudos que mostram que a lípase do leite humano ordenhado possuí atividade à temperaturas inferiores a menos 18 graus Celsius, e que essa é uma reação auto-catalítica, ou seja, depois que o processo se inicia ele vai ocorrer como que se fosse estimulando pelas reações anteriores e ocorrem cada vez mais rápido e em quantidades cada vez maiores.

Curiosamente, nessa fase, a lípase do leite humano tem afinidade maior pelos ácidos graxos essenciais. Como desejamos preservar tais ácidos para participarem da mielinização do Sistema Nervoso Central do RN, assim como, de sua formação de prostaglandinas, etc. definiu-se experimentalmente o prazo de 15 dias para estocagem dos frascos de leite destinados a crianças prematuras, uma vez que as mesmas precisam muito de tais ácidos graxos.

Se observarmos na literatura, os prazos utilizados no Brasil são os mais rigorosos do mundo, mas em compensação, oferecemos os melhores leites para nossos pacientes. Por outro lado, existem diversos sites na internet, que estabelecem prazos de estocagem mais largos. Mas, praticamente, nenhum deles nos diz em que princípios tais prazos estão fundamentados.

Obviamente, acreditamos que 15 dias seja um prazo muito curto para a estocagem do leite humano durante o aleitamento materno, tanto é que em nossa rotina diária orientamos nossas pacientes a estocarem seu leite por um a dois meses, mas lembrando que estamos falando de crianças à termo e que recebem complementarmente o leite de sua própria mãe. Neste caso, o leite estocado funciona apenas como um complemento e a preocupação com a quantidade dos ácidos graxos não é tão importante, uma vez que os RN a termo recebem volumes elevados de leite, que são capazes de satisfazerem todas as suas necessidades. Ok?"

Resumindo: para consumo do próprio bebê quando a mãe trabalha fora, o LM pode, segundo o Dr. Novak, ser congelado por um período que vai de 1 a 2 meses.

Veja aqui uma tabela com detalhes sobre o tempo de armazenamento do LM:


Postado originalmente por Luciana Freitas no GVA-orkut.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...