sexta-feira, 27 de junho de 2014

Pode amamentar deitada?

Por Luciana Freitas
Publicado originalmente no GVA do Orkut

CLARO QUE PODE!

Mamar no peito com o bebê deitado é totalmente diferente de tomar mamadeira com o bebê deitado. A questão é que muitos profissionais de saúde desconhecem esse fato e dão as mesmas orientações para duas situações distintas.

Quando o bebê mama no peito, a tuba auditiva é fechada pela valécula e, portanto, o leite não passa para o ouvido como ocorre quando ele toma mamadeira. Na hipótese de passar algo, o leite materno tem propriedades anti-infecciosas; assim é muito diferente a tuba ser invadida por leite artificial e por leite materno.

Pode voltar algo ao ouvido do bebê que mama no peito por refluxo, por isso é importante subir um pouco a cabecinha da criança, com o próprio braço da mãe ou um travesseiro pequeno. Se o bebê mamar de pé e deitar de lado em seguida, o risco do retorno por refluxo é idêntico.

Otite é uma doença muito comum em bebês, então atribuir sua causa ao fato de o bebê mamar no peito deitado é um equívoco.

Vamos parar para pensar um pouco?

1) Como as indígenas amamentam? Sentadas na cadeira de amamentação? Como as mulheres da pré-história amamentavam? Também na cadeira de amamentação ou deitadas? Se isso causasse otite, a humanidade não teria sobrevivido, não é? Afinal, naquela época não existia cadeira de amamentação nem antibióticos para curar otites...

2) Quem está em posição diferente? A mãe ou o bebê?



Fácil de observar que quem está em posição diferente é a MÃE, não o bebê... Então, no que a mudança de posição da MÃE causaria otite no BEBÊ? Isso tem lógica?


Passando, agora, desse simples raciocínio lógico aos argumentos de autoridade. 

Diz a Febrasgo - Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia em seu manual sobre aleitamento:

"4. POSIÇÃO DA MÃE
Há várias possibilidades de posições para amamentar. A mulher deve escolher a mais confortável que a deixe mais relaxada naquele momento.
Deitada:–Ela pode deitar-se de lado, apoiando a cabeça e as costas em travesseiros. O bebê deverá permanecer também deitado de lado proporcionando o contato abdome/abdome. Os ombros do bebê devem ser apoiados com os braços da mãe para manter a posição adequada.
–A mulher pode ainda deitar-se em decúbito dorsal (posição útil para as primeiras horas pós-cesariana ou para aquela mulher que tem excedente lácteo muito grande). A criança deve ficar deitada em decúbito ventral, em cima da mãe."


Diz a Sociedade Mineira de Pediatria:

"Há algum problema em amamentar deitada?
O aleitamento pode ser realizado mesma nesta posição sem problemas para o bebê, que inclusive tem uma maior proteção contra infecções dos ouvidos quando é amamentado. Dr Luciano."


Diz o Manual of Pediatric Nutrition, de Hendricks, Duggan e Walker (2000, tradução de Marcus Renato de Carvalho):

"Posicionamento:
. a produção ótima de leite requer uma efetiva pega (abocanhamento do mamilo e aréola) com um posicionamento adequado
. posições de amamentação: "barriga-com-barriga", posição invertida (de bola de futebol americano), ambos deitados de lado...
. importante trazer o bebê ao nível das mamas
. pode haver necessidade de apoiar a mama: mãos em "c", mãos em tesoura , mãos de bailarina
. assegurar que a mãe esteja o mais confortável e relaxada possível, oferecer travesseiros e almofadas para apoio"

Dizem a UNESCO e o Ministério da Saúde, no álbum seriado Promovendo o aleitamento materno (2007):



Todas essas autoridades recomendariam amamentar deitada se isso oferecesse risco ao bebê? Claro que não, né?

Gente, vamos nos libertar desses mitos que só servem para atrapalhar nossas vidas e impedir que sejamos felizes ao lado dos nossos bebês.

Médico que diz que amamentar deitada dá otite não entende a diferença entre mamar no peito e tomar mamadeira!

Amamentem deitadas! É uma delícia! 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...