quarta-feira, 25 de junho de 2014

Porque a amamentação noturna é tão importante

Por Mariana Elis
Revisão Jé Bonizzi

É um marco evolucionário que as mães atendam ao choro de seus bebês

Os bebês acordam e mamam a noite porque é intenção da natureza que eles o façam. Bebês amamentados ao seio o fazem mais frequentemente que os que tomam a fórmula pois o leite materno é de digerido mais rapidamente, deixando-os assim com fome em intervalos menores. Quando o colocamos de volta a dormir mamando, não estão apenas satisfazendo sua fome, mas também estamos deixando que saibam que estão seguros e que seu choro será atendido. Estamos construindo uma relação de confiança com nossos bebês baseada em respeito e resposta.

A importância da amamentação noturna.

Esta acordada noturna natural geralmente exige muito das mães, às vezes, na melhor das intenções elas dão formula aos bebês antes de dormir na esperança de que eles durmam mais. No entanto, mamadas noturnas são muito importantes para "informar às mamas" quanto de leite será necessário produzir para atender a demanda daquele bebê para o dia seguinte. Quando uma mãe não amamenta durante a noite, ela arrisca ter sua produção de leite diminuída até o ponto de não poder continuar amamentando. Se uma mulher não estiver produzindo leite suficiente e não estiver amamentando a noite, ela pode fazer cama compartilhada com seu filho e amamentá-lo na espera de aumentar sua produção.

Prolactina

Prolactina, o hormônio responsável por ajudar as células alveolares no seio para fazer leite, é liberada pela glândula pituitária durante a apojadura. Pesquisas mostraram que o nível de prolactina no leite materno é maior durante o período de maior produção de leite e que os maiores níveis de prolactina ocorrem no meio da noite. Em oposição, os níveis de prolactina são menores quando o seio esta ingurgitado, isto significa que os que mamam em livre demanda mamarão na freqüência correta assegurando adequada produção de leite para sua própria necessidade de crescimento.

Prevenção da Síndrome da Morte Súbita em bebês

Acordadas noturnas são também uma maneira natural de prevenir a Síndrome da morte Súbita em Bebês. O bebê acorda para mamar e nós o atendemos. Arranjamos seu cobertor e sua posição, e amamentamos. Tudo isso é parte da prevenção da SIDS. Quando meu bebê não acordava a cada duas horas, eu ficava ansiosa e ia checar sua respiração. Às vezes ele acordava só por eu estar mexendo nele, mas se acontecia, eu ficava secretamente feliz, só por saber que ele estava bem,

A ciência da maternagem

Mothering Magazine publicou um artigo sobre a "Ciência do Sono Compartilhado" em sua edição de Janeiro-Fevereiro de 2009. Na edição seguinte várias cartas à redação foram escritas sobre este artigo. Uma em particular chamou minha atenção e quero dividir dois trechos com vocês.

Nesta carta, os autores do artigo "Ciência do sono Compartilhado" responderam às críticas de dois médicos que fazem parte da equipe do Balimore county Child Fatality Review, que revisa todas as mortes infantis do condado de Baltimore. Ambas as cartas são longas, porém é importante mencionar que os autores compartilham um resultado sobre as importantes diferenças nas quais pais que amamentam e pais que ofereçam fórmula se relacionam com seus bebês, comportamentalmente e psicologicamente. Eles fazem um excelente argumento contra compartilhar a cama entre bebês aleitados com fórmula e seus pais, pois estudos mostraram que esses pares não são sensíveis aos movimentos e barulhos uns dos outros e que suas posições para dormir eram diferentes e mais problemáticas para um sono seguro.

O que mais chamou minha atenção foi esta citação: "se Isto é verdade, com uma pesquisa recente indica, que mães que amamentam são três vezes mais propensas a fazer cama compartilhada que mães que dão formula, cama compartilhada segura associada com amamentação poderia por si eventualmente ser estaticamente prova de proteger (da SIDS)."

Portanto, cama compartilhada e amamentação noturna ajudam a prevenir SIDS, além de manter a produção adequada de leite assim como atender as necessidades de apego de seu filho. Espero que a próxima vez que estiver cansado e com olheiras lembre-se disso. Especialmente nas primeiras semanas, pode fazer toda a diferença no mundo para a saúde e bem estar de seu bebê.

Quando feita com segurança, cama compartilhada ó melhor para mãe e bebê.

Referencis: The Breastfeeding Answer Book, La Leche League, 2003. Diretrizes para cama compartilhada do Attachent Parenting International.

Recomendo também o Soluções para noites sem choro da Elizabeth Pantley

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...