quarta-feira, 16 de julho de 2014

Mamadeira contém “substância” que seca o leite materno

Por Fernanda Rezende Silva
Você leu o título deste texto e já está imaginando alguma substância parecida com BPA, que passaria da boca do bebê para o seio da mãe e faria o leite secar? Não é bem assim que acontece, mas você vai entender que o resultado é o mesmo: mamadeiras e chupetas fazem sim o leite secar.
Já ouviu falar sobre “confusão de bicos” – a grande causadora de desmames precoces? Resumindo: é quando o bebê aprende a sugar a mamadeira (ou outro bico plástico, por exemplo: a chupeta) e por isso desaprende a mamar no peito – se o bebê não suga o peito ou suga de foram incorreta a mãe deixa de produzir leite. Muita gente ainda duvida da confusão de bicos, principalmente porque conhece algum bebê que usou mamadeira e continuou mamando no peito.
Mas e se pensarmos nesta questão no sentido inverso: você conhece algum bebê que desmamou precocemente (antes de 2 anos), por iniciativa do bebê (não da mãe), mamava em livre demanda e não usava mamadeira ou similares? Eu conheço poucos – quase todos os casos que já vi até hoje foram de bebês que usavam mamadeira ou chupeta. Repense a pergunta acima com cuidado, sem tentar tirar a culpa da mamadeira/chupetaÉ comum ouvirmos respostas sem nenhum fundamento como essa: “usava mamadeira sim, mas não foi culpa da mamadeira”, como se fosse possível um bebê com menos de 1 ano simplesmente decidir, por si só, que não quer mais mamar.
Por que então muitas mães dizem “ele largou o peito porque quis”, e não associam o desmame à mamadeira? Porque quase sempre o processo não é imediato – o bebê passa alguns meses mamando peito e mamadeira, muda a forma de sucção (o que interfere na produção de leite da mãe) e depois disso acaba por desmamar.
Um exemplo que mostra claramente a confusão de bicos é o desmame da volta ao trabalho: a mãe precisa voltar a trabalhar e introduz a mamadeira – geralmente ela precisa forçar, insistir, já que o bebê só sabe sugar o peito. Depois de tanta insistência o bebê aprende a sugar a mamadeira e começa a desaprender a sucção do peito, num processo lento e gradual que pode levar meses até o bebê largar o peito totalmente: é por isso que vemos tantos casos de bebês desmamados entre 7 e 10 meses (é praticamente impossível um bebê dessa idade desmamar naturalmente, sem mamadeira ou chupeta).
Dicas para quem quer evitar o desmame da volta ao trabalho: é possível usar alternativas à mamadeira, por exemplo, copos de transição com bico rígido ou a colher-mamadeira (também chamada colher-dosadora – aquela que vendem para papinha mas que também serve para leite). Outra possibilidade (para bebês com mais de 6 meses) é o bebê comer alimentos sólidos e beber água enquanto estiver longe da mãe, desde que mame em livre demanda sempre que estiver com a mãe.
Não entendo as razões de alguns pediatras recomendarem a introdução da mamadeira aos 6 meses até para bebês que passam o dia todo com a mãe. O que mais se vê nesses casos, infelizmente, é o bebê desmamando aos poucos mesmo tendo a mãe em casa.
Algumas pessoas dizem absurdos como “Mamou 9 meses – está bom, né?”. Segundo a OMS, nenhum bebê deveria desmamar antes de 2 anos, pois além de ser alimento, o leite materno também contribui na formação do sistema imunológico.
Apesar de ser tão claro que mamadeira gera confusão de bicos e esta provoca desmames, ainda existem muitas mães que pensam: “Não vai acontecer comigo”. Eu achava que os grandes culpados desse pensamento fossem os pediatras desatualizados e as avós ou tias que insistem em dizer que mamadeira é bom, mas também tenho visto casos em que a mãe busca informação e infelizmente recebe informações erradas. Um exemplo disso é o livro “Encantadora de Bebês”. A autora coloca a amamentação como algo opcional, o que por si só é desmotivador, já que para amamentar uma mãe precisa de apoio – precisa que todos à sua volta entendam os benefícios da amamentação. Numa parte do livro a autora sugere que o bebê deve ser acostumado a uma mamadeira por dia para não passar fome quando a mãe se ausentar: aqui a autora errou feio ao incentivar a confusão de bicos e consequentemente o desmame precoce. Um bebê não passa fome se não usar mamadeira – existem muitas alternativas à mamadeira que não causam desmame, como as citadas acima.
A frase "Não dê mamadeira" não é sinônimo de "Não dê leite artificial" - alguns bebês realmente precisam de leite artificial, mas podem continuar também mamando no peito sem problemas se o complemento for oferecido em copo ou colher (veja alternativas à mamadeira aqui: http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2015/03/alternativas-mamadeira.html).
Até mesmo quando a mãe precisa voltar a trabalhar é possível seguir amamentando sem usar mamadeira - veja aqui depoimentos inspiradores: http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2015/08/semana-mundial-de-aleitamento-materno.html .
 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...