quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Como lidar com uma greve de amamentação

"Meu bebê de 7 meses parou de mamar de repente. Já faz 2 dias que não quer pegar o peito, e também não quer mamadeira! Ouvi falar que isso é uma greve de amamentação. Como lidar com isso? Quero continuar a amamentá-lo ainda! "

Greves de amamentação são muito comuns. Às vezes, são desencadeadas por algum evento traumático, mas podem também acontecer sem razão aparente. Pode parecer que o bebê está se desmamando, mas é muito raro um bebê desmamar por si só antes de 1 ano. Uma dica que o bebê não está tentando desmamar é se ele parece infeliz durante a greve, se ele pega o peito rapidamente, e então começa a chorar e se recusa a pegar o peito novamente. Você talvez não seja capaz de identificar a causa da greve, mas algumas possibilidades são:

• Evento traumático repentino - o mais comum é mãe gritando quando o bebê morde o peito, o que é algo comum e compreensível de acontecer;

• Estresse em casa;
• Doenças como otite, congestão nasal severa;
• Visitantes em casa;
• Mudanças grandes no ambiente.

Aqui algumas coisas que se pode fazer para encorajar o bebê a mamar novamente:

• Tente oferecer o peito à noite, ou durante uma soneca, quando o bebê começa a despertar, mas não está totalmente acordado ainda.

• Fique o maior tempo possível em contato pele com pele com seu bebê, sem especificamente tentar oferecer o peito.
• Tente amamentar em situações não usuais, como andando ou movendo-se em outra situação.
• Tente variar posições de amamentar.

Talvez você precise ordenhar para aliviar os peitos de ductos ingurgitados durante a greve. O bebê pode tomar esse leite no copinho.
Greves geralmente duram 2 a 4 dias, e quase nunca resultam em desmame definitivo.

Por Dr. Robert Sears
Original em http://askdrsears.com/faq/bf6.asp

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Leitura adicional - Dra. Elsa Giuliani em seu texto “Desmame, fatos e mitos”. Trecho pertinente:

É importante que a mãe não confunda o auto-desmame natural com a chamada "greve de amamentação" do bebê.

Esta ocorre principalmente em crianças menores de um ano, é de início súbito e inesperado, a criança parece insatisfeita e em geral é possível identificar uma causa: doença, dentição, diminuição do volume ou sabor do leite, estresse e excesso de mamadeira ou chupeta.

Essa condição usualmente não dura mais que 2-4 dias. Notem que a Dra. Elsa considera um aspecto a mais que contribui para a greve de amamentação, que é a DOR DE DENTINHOS nascendo.

Então ofereça alívio para as gengivas inchadas e doloridas, como mordedores gelados.
E siga as outras dicas do Dr. Sears.

Importante notar também que a greve de amamentação tem relação com desmame propriciado ou incentivado pelo uso de bicos artificiais.

Esse texto se refere basicamente à bebês que não os utilizam, e que portanto raramente se auto-desmamariam antes de 1 ano.

(retirado do tópico com o mesmo título na comunidade GVA do orkut)