quarta-feira, 18 de março de 2015

Mamas Acessórias e Amamentação


As mamas acessórias ou supranumerárias são tecidos mamários ectópicos (fora do local usual de implantação), que podem se formar ao longo da “linha láctea” (linha que se localiza da axila à face interna da coxa, próxima à região inguinal). Nos mamíferos, comumente se observam mamas ao longo da linha láctea (como nos cães e gatos, por exemplo). Nos humanos, há a regressão do tecido mamário nos demais pontos da linha láctea durante o desenvolvimento embrionário, restando apenas o tecido na região torácica anterior. Entretanto, cerca de 1% da população (homens e mulheres) possuem tecidos mamários ectópicos formados por glândula mamária (polimastia), por mamilos (politelia) ou por tecido glandular e mamilo. O sítio anatômico mais comum de implantação da mama supranumerária é a região axilar. Já o local mais comum de implantação dos mamilos supranumerários é em posição inferior à mama normal. 
Do ponto de vista clínico, a indicação de remoção do tecido mamário acessório é dada pelo desconforto estético, pela dor ou incômodo local ou pela percepção de alterações locais, como nódulos. Não há a indicação formal de procedimentos cirúrgicos durante a amamentação, embora muitas pacientes optem pela cirurgia antes da gestação como forma de evitar o edema local durante a lactação, que pode constituir um considerável desconforto durante o aleitamento materno. 
As recomendações para as mães em amamentação que possuam mamas acessórias assemelham-se àquelas dadas para todas as nutrizes: manter a amamentação normalmente para evitar o ingurgitamento mamário, utilizar antinflamatórios não-esteroidais, como o acetaminofeno (paracetamol) ou ibuprofeno em caso de dor e aplicar frio local no tecido mamário ectópico como estratégia de diminuição do edema regional e da produção láctea pelo tecido mamário ali existente. Tecidos mamários completos ectópicos (com glândula mamária e mamilos) podem, eventualmente, eliminar leite pelo sistema ductal rudimentar formado na área. Nesta situação, pode-se massagear o local e proceder o esvaziamento glandular manual, uma vez que dificilmente a estrutura mamária 
ectópica pode ser aproveitada para aleitar o lactente. 
Em caso de dúvidas, procure o seu médico. 

Thiago Silva Becker 
Médico Mastologista 
Membro Titular da Sociedade Brasileira de Mastologia 
CRMMG 55048 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...