segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Quanto LM devo deixar para meu bebê?

 

Quanto LM devo deixar para meu bebê?
Dependendo do tempo que você se ausentará e da idade do bebê, o cuidador pode oferecer seu LM em intervalos fixos de 2-3 horas. Calcule a dose de cada "mamada" assim 20-25mL x peso do bebê (Kg). Para um bebe de 6 Kg a dose está entre 120-150 mL de LM. Esse cálculo é emprestado das necessidades calóricas de um bebê que toma fórmula - ele nos serve na amamentação apenas como um guia, deve prestar atenção nos sinais de satisfação do seu bebê. Bebês que mamam em livre demanda tem maior controle da sua capacidade gástrica e sabem quando devem parar de comer, por isso bebês com pesos maiores podem não consumir todo o LM sugerido de uma vez. 
 
Para um bebê em AME e LD, mesmo que seu peso seja de 7-8Kg, 180-200 mL podem ser alimento demais para sua capacidade gástrica. Por isso, prefira deixar porções menores (de até 100 – 120 mL) para serem oferecidas em intervalos menores (1h 30 min - 2h) do que grandes porções para serem oferecidas em intervalos grandes (3-4h). Para um bebê em AME que ficará longe da mãe por oito horas: ai invés de deixar 300 mL para serem oferecidos em 2 vezes de 150mL com intervalo de 3 hs, seria melhor deixar os mesmos 300mL para serem oferecidos em 3 vezes de 100mL em intervalos de 2 hs. Um exemplo: a mãe deixa o bebê bem amamentado antes de sair às 08h, o bebê será alimentado às 10h, 12h, 14h e mamará na mãe novamente às 16h, mantendo a LD pelo resto do dia e até o dia seguinte.
 
Para bebês maiores ou que aceitam bem a comida, o ideal é congelar vários potes com 50mL. Essa dica é importante pois, após ser descongelado, todo o leite materno que o bebê não mamou deverá ser descartado. O leite materno só pode ser congelado uma vez, ou seja, não pode ser re-congelado pois perde suas propriedades. Dessa forma, evitamos desperdício do leite.
Lembre que o LM é o principal alimento até 1 ano de idade, então é ideal que mantenha a ordenha e a oferta de LM, mesmo se o bebê aceitar bem alimentos. Deixando porções menores o LM pode ser oferecido antes da refeição para o bebê ficar calmo e aceitar facilmente a introdução alimentar, depois para ficar completamente satisfeito e antes da hora da soneca para poder descansar ou brincar.
 
Pensa em um bebê de 10 meses que já come bem e cuja mãe se ausentará por 8 h, ele possivelmente fará um lanchinho no meio da manhã, almoçará e tomará lanchinho da tarde, nesse caso a sua mãe pode deixar 350 ML para que sejam oferecidos 50 mL junto ao lanche de fruta da manhã, 50mL para tomar às 9 (para tirar a soneca da manhã), 50mL com o almoço às 11:30h e 50 a 100 mL para tomar às 13 para a soneca da tarde - ele ainda terá um lanchinho às 15h, algumas vezes acompanhado de 50 mL de LM. Adicionalmente é ideal que nos períodos que o bebê não aceita alimentos facilmente a mãe possa deixar mais alguns potinhos com 50 mL de LM cada para que sejam oferecidos ao longo do dia nos horários das refeições que ele não tomar.

Não esqueça de considerar o tempo que ficará longe de seu bebê somando sua jornada laboral ao tempo que usualmente passa no transporte e se necessário acrescentar mais uma dose de LM se há a possibilidade de você atrasar. No restante do tempo que seu bebê ficar com você mantenha a livre demanda.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...