quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Evacuação do bebê amamentado - cor, frequência, aspecto geral




O cocô pode vir em todas as formas e cores entre o amarelado e esverdeado. O cocô verde é o que desperta mais preocupação nas mães, pois alguns textos na internet falam que ele pode surgir quando o bebê não chega ao leite posterior e estaria mamando apenas o leite anterior que é rico em lactose, porém, as evidências que sustentam essa hipótese são escassas e até o momento não achamos pesquisas sérias a respeito. 

O cocô verde pode ter várias causas: reação a uma vacina, uma virose passageira, dentes nascendo, consumo de suplemento de ferro.

Para bebês amamentados exclusivamente não há regra referente à frequência do cocô. Podem fazer a cada mamada, ou apenas uma vez a cada 10 ou mesmo 20 dias, sem que isso signifique constipação.

O leite materno é um alimento altamente digerível, então pode sobrar muito pouco resíduo a ser eliminado. Como a evacuação é estimulada pelo acúmulo de resíduos, esse é um dos motivos para bebês amamentados exclusivamente poderem passar dias sem evacuar e ainda assim tudo estar dentro do normal.

Não use supositórios nem estímulo no ânus para o bebê evacuar, pois assim o que pode conseguir é esvaziar os intestinos do bebê sem que ele tenha absorvido todos os nutrientes do LM, e ainda atrapalhar o desenvolvimento da musculatura do esfíncter. O bebê pode acabar condicionado a não fazer cocô sem que que um adulto faça o estímulo anal, ao invés de responder ao que seu próprio corpo está solicitando.

Se ele se mostra desconfortável o mais provável é que tenha gases, nesse caso tente seguir as medidas alternativas: banho de balde, massagem, bicicletinha em toda troca de fralda ou até acupuntura para bebês (feita por especialistas usando sementes e não agulhas).

A prisão de ventre só é real se ao esvaziar os intestinos o cocô for muito duro como bolinhas ou extremamente aguado (suspeita de obstrução intestinal), e isso só pode acontecer em casos de bebês alimentados com fórmulas (mesmo que ocasionalmente) e muito raramente como reação a algum alimento durante a introdução alimentar.

Os sinais reais de preocupação com as fezes são quando:
-há sangue nas fezes;
-o bebê se mostra muito desconfortável e ao fazer cocô faz bolinhas duras como o cocô de cabrito ou coelho;
-tem diarreia, um cocô aquoso e espumoso muito líquido e persistente, diferente do cocô normal dele.



 

Leituras sugeridas sobre o tema: 
 
- Algumas curiosidades dos bebês de peito: as fezes
- Pseudoconstipação do Lactente
- Alternativas para tratar os Gases do bebê


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...