terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Amamentar emagrece?





A mãe que amamenta gasta em média 500 calorias por dia para produzir o leite e o apetite costuma aumentar, por isso o ganho de peso durante a lactância não é raro. Algumas mães, mesmo em LD (livre demanda) acabam não perdendo peso e às vezes até mesmo ganham.

A amamentação aumenta bastante o gasto de energia, mas o emagrecimento vai depender de quantas calorias a mãe está ingerindo. Para a perda de peso acontecer, o valor da energia gasta tem que ser maior do que a energia ingerida. Por isso, a alimentação equilibrada e saudável é importante
para esse momento, além do controle do stress e ansiedade, descanso, sono e apoio da família.

Com a amamentação em livre demanda, comendo em horários regulares, descansando bem e fazendo alguma atividade física leve/moderada (10 min de caminhada com o bebê já são um bom começo) seu metabolismo irá se ativar e a perda de peso será mais fácil. Evite sentir fome e os ataques descontrolados à geladeira.


Cada mulher é única, o ritmo de emagrecimento depende do ritmo metabólico de cada uma, dos hábitos alimentares e da constituição física. Evite se comparar com outras mães, algumas emagrecem muito rápido, outras mais devagar. A maioria volta ao peso de antes da gravidez apenas 8-10 meses depois do parto, quando o bebê começa se movimentar mais.

Dicas para evitar a fome e acabar atacando a geladeira:

- Nunca amamente com fome, se for preciso coma enquanto amamenta, o bebê não vai se incomodar. Deixe os alimentos maiores já previamente cortados, pois você provavelmente terá apenas uma das mãos livres.

- Faça vários lanchinhos durante o dia e prefira alimentos de baixo índice glicêmico (abacate, nozes, cereais integrais, carnes magras, carboidratos complexos, etc.).

- Mantenha em casa só alimentos saudáveis, assim se a fome bater, só terá opções saudáveis para se satisfazer. Mantenha frutas, nozes, pão integral, geléias naturais, etc.

- Não exagere com os alimentos que prometem “aumentar a produção de leite materno” pois eles são altamente calóricos e não aumentam de fato a produção (http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2014/12/alimentos-chas-ou-homeopatias-podem.html).


- Descanse junto com o bebê sempre que possível, pois estresse e cansaço aumentam as chances de descontar na comida.

Antes de começar qualquer atividade física consulte seu médico.






Leia também:
O exercício pode interferir na amamentação?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...