domingo, 31 de janeiro de 2016

Dicas para desobstruir ducto lactífero

por Gabriela Silva 


O que é bloqueio de ductos lactíferos, como prevenir, como tratar - estas questões estão muito bem explicadas neste fragmento do artigo científico PROBLEMAS COMUNS NA LACTAÇÃO E SEU MANEJO, de Elsa R. J. Giugliani.


"O bloqueio de ductos lactíferos ocorre quando o leite produzido numa determinada área da mama por alguma razão não é drenado adequadamente (não é necessária uma obstrução sólida). Isso ocorre com frequência quando a mama não está sendo esvaziada adequadamente, como quando a amamentação é infrequente ou quando a criança apresenta sucção inefetiva. Pode ocorrer também quando existe pressão local em uma área, como, por exemplo, um sutiã muito apertado, ou como consequência do uso de cremes nos mamilos.

Tipicamente, o bloqueio se manifesta pela presença de nódulos mamários sensíveis e dolorosos numa mãe sem outras doenças da mama. Pode haver dor, calor e eritema na área comprometida, não acompanhados de febre alta. Às vezes, essa condição está associada a um pequeno, quase imperceptível ponto branco na ponta do mamilo, que pode ser muito doloroso durante as mamadas. Nesse texto, você descobre como prevenir e tratar um ducto entupido.



PREVENÇÃO
Qualquer medida que favoreça o esvaziamento completo da mama irá atuar na prevenção do bloqueio de ductos lactíferos. Assim, técnica correta de amamentação e mamadas frequentes diminuem esta complicação, assim como usar sutiã que não bloqueie a drenagem do leite e não usar cremes desnecessários nos mamilos.

TRATAMENTO
Na presença de bloqueio de ducto, fazem-se necessárias as seguintes medidas para desbloqueá-lo:
– amamentar com frequência;
– utilizar distintas posições para amamentar, oferecendo primeiramente a mama afetada, com o queixo do bebê direcionado para a área afetada, o que facilita a retirada do leite da área;
– calor local e massagens suaves da região atingida, na direção do mamilo, antes e durante as mamadas;
– ordenhar a mama caso a criança não esteja conseguindo esvaziá-la."

Dicas de mães que vivenciaram este problema: caso haja o ponto esbranquiçado na ponta do mamilo, ele pode ser removido esfregando-o com uma toalha ou ainda rompendo a pele que o recobre, com uma agulha esterilizada. Mas atenção no caso de usar a agulha: ela não deve ser introduzida no mamilo, mas sim usar apenas a pontinha dela pra conseguir levantar um pedacinho da pele que recobre a bolinha branca, como fazemos por exemplo ao tentar retirar uma farpa que entrou superficialmente na pele.

Lembre-se de que o pontinho branco é apenas "a ponta do iceberg". O ducto inteiro pode estar obstruído pelo leite endurecido, então retirar somente o ponto branco que está visível não é o suficiente. É preciso manter por alguns dias uma atenção especial às mamadas. Procure posições em que o queixo do bebê fique direcionado para a região que tem o ducto obstruído, para facilitar a saída de todo o leite acumulado que ficou endurecido.

Retirar apenas o pontinho branco sem manter esses cuidados de massagem, ordenha e mamadas mais frequentes por alguns dias não é o bastante, pois o ducto continuará obstruído e provavelmente logo no dia seguinte lá estará novamente a bolinha branca."