segunda-feira, 27 de junho de 2016

Correção da pega





As lesões mamilares são muito dolorosas e, com frequência, são a porta de entrada para bactérias. Por isso, além de corrigir o problema que está causando a dor mamilar, que na maioria das vezes a má pega, faz-se necessário intervir para aliviar a dor e promover a cicatrização das lesões o mais rápido possível.
Em primeiro lugar deve providenciar corrigir a pega, visite um Banco de leite ou consultora de amamentação. Veja aqui imagens e vídeos sobre como dever ser a pega correta do seio, tente a manobra com a mão em C descrita na imagem:


Além tome as seguintes medidas de conforto, que visam a minimizar o estímulo aos receptores da dor localizados na derme do mamilo e da aréola:
• Início da mamada pela mama menos afetada. Nunca use intermediários, podem atrapalhar a pega correta e agravar a lesão mamilar.
• Ordenha de um pouco de leite antes da mamada, o suficiente para desencadear o reflexo de ejeção de leite, evitando dessa maneira que a criança tenha
que sugar muito forte no início da mamada para desencadear o reflexo;
• Uso de diferentes posições para amamentar, reduzindo a pressão nos pontos dolorosos ou áreas machucadas. Veja o álbum de posições: 
https://plus.google.com/photos/100899217044357690572/albums/6042096513814501265

• Ofereça o peito em livre demanda, sempre aos primeiros sinais de fome do bebe, nunca espere o bebe chorar, esse é um sinal tardio, um bebe ansioso e esfomeado e só vai dificultar o processo de correção da pega. Veja esse álbum:


• Caso sinta dor durante a mamada deve interromper e acertar a pega novamente, se for preciso tirar o peito da boca do bebe use seu dedo mindinho para ajudar o bebe abrir a boca e retirar o mamilo sem dor.
 

Se recomenda sempre o tratamento úmido das lesões mamilares, com o objetivo de formar uma camada protetora que evite a desidratação das camadas mais profundas da epiderme. Para isso, pode-se usar o próprio leite materno ordenhado nas fissuras. Proteja o peito do atrito com a roupa, para isso o melhor é deixar o seio livre ou usar rolinhos de fralda (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=206089512903260&set=oa.276409165808700&type=3&theater) se tiver que usar roupa. Tome cuidado com uso de conchas manter o peito abafado favorece a parição de fungos.

• O uso de chá e casca de banana ou mamão, entre outras deve ser evitado, sua eficacia não está documentada e podem ser fonte de contaminação.

Procure ajuda na rede de Banco de leite (BLH), temos no Brasil uma rede de referência mundial, é de graça e pode ir lá quantas vezes for necessário até se acertar:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...