domingo, 15 de novembro de 2015

Armazenamento e Descongelamento do Leite Materno




O LM ordenhado deve ser armazenado em potes de vidro com tampa plástica preferencialmente, eles podem ser esterilizados em água fervente sem deformar nem perder suas propriedades. A sua longa vida útil faz deles o melhor custo benefício, pode usar potinhos de Nescafé, ou mesmo potes de conserva com tampa plástica que se encontra em lojas de 1,99 ou lojas especializadas. Prefira potes de até 150mL já que essa é a quantidade máxima a armazenar em cada um. Evite sempre as tampas metálicas, eles podem se oxidar e liberar detritos contaminando o LM. Também existem potes plásticos ou de plástico cristal encontrados facilmente em farmácias e mercados comuns, porém, eles são mais caros e sua vida útil é curta, uma vez que o plástico é um material poroso o LM armazenado neles corre o risco de ser contaminado ao absorver os odores da geladeira. Além disso, com o tempo e a esterilização repetitiva eles podem se deformar e perder o lacre das tampas. Se você usa potes plásticos deve ficar atenta pois qualquer risco, mudança na cor, cheiro ou consistência do material inviabiliza o potinho em questão, por isso não recomendamos potes de plástico. 


Para esterilizar potes primeiro lave-os com água e sabão depois esterilize-os em água fervente: coloque em uma panela profunda bastante água, coloque os potes e deixe ferver em fogo baixo por 15 minutos. Os acessórios da bomba devem ser esterilizados conforme orientações do fabricante. Se a mãe leva a bomba para o trabalho e só consegue esterilizar em casa: lavar no trabalho com água corrente.
Como secar os potes: deixe secar com a boca virada para baixo, sobre um pano limpo que seja usado apenas para esse fim, ou então sobre papel toalha ou guardanapo. Como secar bomba e acessórios: o ideal é secar da mesma forma que os potes, mas algumas mães usam e lavam a bomba no trabalho e não conseguem lugar para deixar secando - neste caso pode-se secar com papel toalha.
Existem também esterilizadores de micro-ondas mas eles só suportam poucos potinhos de cada vez. Em lojas especializadas encontra-se também saquinhos descartáveis, eles vêm em embalagem estéril e podem ser usados apenas uma vez. 

Após esterilizar os potes, o ideal é que se armazene o leite numa quantidade menor. Se o seu bebê é menor de 6 meses e se mama muito, pode armazenar em potes de 100mL. Para bebês maiores ou que aceitam bem a comida, o ideal é congelar vários potes com 50mL. Essa dica é importante pois, após ser descongelado, todo o leite materno que o bebê não mamou deverá ser descartado. O leite materno só pode ser congelado uma vez, ou seja, não pode ser re-congelado pois perde suas propriedades. Dessa forma, evitamos desperdício do leite e de nosso esforço.


Após colocar a quantidade de leite que julgar ideal, deverá ser colocada uma etiqueta no pote com a data da coleta. Se você quer armazenar potes de 50mL e só consegue ordenhar 30mL, por exemplo, pode ordenhar uma nova quantidade mais tarde e juntar no mesmo pote. Se você só conseguir completar o pote alguns dias depois, não tem problema. O leite pode ser adicionado ao pote quantas vezes forem necessárias, entretanto a validade que conta é aquela da primeira vez em que você colocou leite no potinho.

Como descongelar o leite?
O leite materno pode ser descongelado/aquecido de duas formas:
1) Em banho-maria. 

Não leve o LM diretamente ao fogo. Ferva água, coloque num recipiente, coloque o frasco do LM com tampa dentro deste outro recipiente com a água quente. Agite o LM dentro do frasco e verifique se atingiu a temperatura ideal.

2) No micro-ondas. Coloque o LM no micro-ondas em períodos de 15 segundos ou menos até atingir a temperatura ideal, para evitar que ele superaqueça. A cada 15 segundos, agite o LM dentro do frasco para igualar a temperatura e cheque se atingiu a temperatura ideal. Se não tiver ainda chegando à temperatura ideal, retorne o LM ao micro-ondas, colocando pelo tempo necessário (pode ser que um tempo menor seja suficiente). Verifique a temperatura novamente antes de oferecer ao bebê, pois o micro-ondas aquece de forma desigual.

Qualquer que seja o método escolhido por você para aquecer o LM, observe a temperatura antes de oferecer ao bebê, para evitar queimaduras. Esse cuidado é ainda mais importante caso seja utilizado o micro-ondas, que aquece mais rapidamente e de forma desigual.

Por quanto tempo o LM pode ser estocado?


O tempo de congelamento do LM dependerá da temperatura de armazenamento e de alguns outros fatores, veja: 
http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2016/07/tempo-de-armazenamento-de-leite-materno.html

Como transportar o LM?
Quando ordenhar fora de casa o ideal é transportar o LM na menor temperatura possível, para isso uma bolsa térmica ou isopor e muitos saquinhos de gelo ou gelo-gel irão ajudar. Quanto menor a temperatura dentro da bolsa térmica, mais tempo suportará o LM antes de ser congelado. Se o período de deslocamento do local da ordenha até o local de armazenamento final (sua casa, por exemplo) for longo, considere não congelar o LM, mantendo-o apenas bem refrigerado para o transporte. Se você congelar o leite e ele descongelar no caminho, ele não poderá ser novamente congelado.


O LM pode mudar de gosto ou aparência?
Um fenômeno raro de acontecer, mas que acontece, é o LM não congelar ou ficar rançoso (cheirando azedo), o que pode acontecer devido a uma maior produção de lipases. Para saber se isso irá acontecer com o seu leite, sugerimos ordenhar uma porção para teste (cerca de 40mL) antes de iniciar seu estoque, congelar essa porção e descongelá-la depois de uma semana, verificando se a aparência e o sabor se alteraram. Nesses casos se recomenda escaldar o LM antes do congelamento. Ou seja, a cada nova porção ordenhada, o leite deverá ser escaldado antes de ser levado ao freezer, como sugerido no texto abaixo.
http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2013/11/leite-congelado-que-fica-rancoso.html

Observação: alguns bebês não rejeitam o leite rançoso, então nem sempre é necessário escaldar - a mãe antes deve fazer um teste, descongelando um dos potes do seu estoque de leite e oferecendo ao bebê, para saber se será realmente necessário escaldar o LM antes de congelar.


Veja mais aqui: 

Como retirar e estocar o leite materno
http://grupovirtualdeamamentacao.blogspot.com.br/2013/11/como-retirar-e-estocar-o-leite-materno.html